sábado, 16 de abril de 2011

É triste mas e verdade, a incompetência dos orgãos governamentais, e o excesso de burocracia que atrasa tudo no Brasil, vejam o que o jornal Zero Hora publica hoje 16/04/2011! Da onde sairá estes premios, da onde?

AEROPORTOS DA COPA

Regra muda para obras decolarem

Para evitar novos adiamentos em projetos, governo pretende premiar empresas

que terminarem ampliações mais rapidamente

Sem grandes avanços nas obras para modernizar aeroportos em cidades sede da Copa do Mundo de 2014, o governo agora pretende alterar as regras de licitações para acelerar o andamento de projetos. Uma das propostas é premiar empresas que trabalharem rápido.

A mudança seria feita no Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) será incluída em uma medida provisória a ser votada em um mês pela Câmara. A escolha de uma MP para abrigar o novo regime ainda permite maior rapidez na tramitação e na votação da proposta.

Nos artigos presentes nas 22 páginas da proposta, o governo caminha no sentido de evitar adiamentos nas obras, por meio de recursos, e ainda a premiação a empresas que trabalharem rápido. “Na contratação das obras e serviços, até mesmo de engenharia, poderá ser estabelecida remuneração variável vinculada ao desempenho da contratada, conforme metas, padrões de qualidade e prazo de entrega definidos no instrumento convocatório e no contrato”, informa o texto.

A proposta define várias modalidades de contratação, como empreitada por preço unitário ou global ou por tarefa. Permite consórcio de empresas e a forma integrada de execução. Em um mesmo aeroporto, por exemplo, a obra poderá ser dividida em lotes para ser executada por mais de uma empresa. A companhia que não cumprir as regras, contudo, será punida. “Ficará impedido de licitar e contratar com União, Estados, Distrito Federal ou municípios, pelo prazo de até cinco anos”, além de eventuais multas. Isso cabe a quem desrespeitar o prazo para assinar o contrato, não entregar documentos, não manter a proposta, cometer fraude ou retardar a execução sem justificativas.

O novo regime se aplica exclusivamente para a Copa e a Olimpíada 2016 e se estende a obras, serviços, aquisição de bens, alienações e concursos efetuados em cidades que, de maneira justificada, sirvam de apoio às cidades escolhidas como sedes.

Estudo divulgado na quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que nove aeroportos das 13 cidades sede da Copa não ficarão prontos a tempo para o Mundial. Entre os quais, Porto Alegre. O terminal 1 deve dobrar de tamanho apenas em 2015. A ampliação da pista – apesar de não ser considerada obra prioritária para a Copa – também tem o desenrolar atrasado.

Fonte ZH de 16/04/2011

domingo, 10 de abril de 2011

PORTO ALEGRE UMA CIDADE SEM COMPROMISSO.
A alguns anos, podia-se marcar um encontro ou mesmo uma consulta médica, com a certeza de que iria chegar na hora marcada, hoje isto tornou-se impossível, principalmente se morarmos nas cidades ao redor da capital. Se você tem um compromisso marcado para a tarde, trate de sair pela manhã, porque meu amigo, é bem provável que chegue atrasado. De 2007 para cá, a quantidade de veículos na rua é assustadora, e , não tem mais horário para engarrafamentos, e nem lugar, pois ruas que tinham pouco movimento transformaram-se em ruas de alto trafego em virtude das avenidas principais estarem trancadas, a cidade esta um caos, locais onde se levava 15 minutos para chegar, hoje com muita sorte se leva 45minutos, se tiver que ir da zona norte a zona sul ou vice versa, ai o bicho pega, como dizia o Chico Buarque, "Mas o que eu quero lhe dizer, que a coisa aqui tá preta". Vamos nos preparar, pois vai ficar muito pior, quando for inaugurada a rodovia do parque, o fluxo de caminhões vai aumentar naquelas redondezas, e a nova ponte do Guaíba não vai sair agora, e a ponte velha ( cheia de limitações) não dará conta do fluxo, ai tranca tudo para todos os lados, tivemos um trailer outro dia, do que pode acontecer, quando quebrou um pino do sistema de içamento, foi um caos com pessoas perdendo hohário de vôos, audiências, até enfermos tiveram que ser transportados de helicóptero. Por isso meus amigos Porto Alegre tornou-se uma cidade onde não podemos assumir compromissos.